quarta-feira, 9 de abril de 2014

Dica Faceira - Como usar seus retalhos de tecido

Para aquecer esse bloguito esquecido por Deus... Chega a nova série de dicas faceiras da passarinha!!

Tcharããããããmmmm: Como usar seus retalhos de tecido!!! 

Há 1000 e uma maneiras de usar nossos preciosos pedacinhos de pano e, no decorrer do mês, teremos mais algumas postagens com o mesmo título e intuito faceiro! Nada de deixar os pequeninos sem função... Afinal, o Patchwork existe para isso!! 

{meus preciosoooossssssss}

Sabe... eu entrei nesse mundo de tecidos há quase 2 anos e de lá para cá, juntei muitosssss retalhinhos. No começo, separava por cores... tamanhos... um em cada caixinha. Depois que o ritmo de produção aumentou e perdi esse tempo para organizar as coisas, simplesmente jogava tudo dentro de uma caixa maior. O monte foi crescendo, crescendo, crescendo... E, enfim, criei vergonha na cara e enfiei as mãos lá dentro pra ver o que tinha de bom!

Surpresaaaaaa..... pedacinhos de tecidos que eu amava de paixão e que eu achava que tinham acabado! Claro... são pequenos... alguns bem bem bem pequenos, por sinal. Mas são tecidos que eu amava mesmo e estavam todos amontoados sem amor e sem carinho nenhum naquela caixona! Tudo bem que nunca pensei em jogar fora (capaz mesmo.... só nós sabemos quanto custa 1m de tecido, né? Me recuso a jogar fora!), mas isso não significa que precisam ficar largados lá forever, né? Precisavam ser resgatados!

{a mágica do patchwork!}
{coisa linda de se ver!}

Não sou nenhuma expert em patchwork, nunca fiz curso nem nada, mas não vejo onde está a dificuldade em juntar um monte de retalhos do lado da máquina e costurar um no outro. Você pode cortar em quadradinhos iguais ou simplesmente pegar no tamanho que está mesmo e deixar os 4 lados retos (com a sua régua e a tábua de cortar! Pelo amor de Deus, não vá cortar tudo na base do molde e com a tesoura!  Isso tira o tesão total!!! Invista um pouquinho... Com R$ 100,00 você compra tábua de corte, cortador circular e uma régua... Não vão ser os maiores e melhores do mercado, mas já dá pra começar!) e começar a juntar um no outro! É simplesmente viciante!! Muito bom de fazer.... É de perder total a noção do tempo! Ligue o som no youtube, coloque alguma música que te faça sorrir e cantar junto a plenos pulmões... E... Pisa no acelerador!

{quadradinhos}
{necessárias quadriculadas!}

Com as montagens que costurei, já consegui fazer algumas necessaires e capinhas para térmica (para alegrar as mateiras da minha cidade natal que viviam pedindo pra minha mamitcha pra eu fazer umas dessas e mandar pra elas! Espero que gostem!). E sabe do que??? Dá pra fazer muito mais coisa linda com as junções de tecidinhos! Minha meta é: Até o final do quadro "Como usar seus retalhos de tecido" voltar aqui com um Colcha de Retalhos. Não uma colcha feita com vários tecidinhos novos.... Uma colcha só com meus retalhos (para esvaziar a caixa de uma vez por todas.... hauhauahauhauh). Antes que vocês pensem: Duvido! Já vou avisando que já comecei a cortar os quadradinhos..... Não duvidem dessa passarinha crazy! Terão uma surpresa na última postagem da série! hauahuaha

{capinhas para térmica}

Eu ainda quero fazer testes com algum tipo de bloco de patchwork de verdade, sabe? Aqueles que ficam em forma de estrela... em forma de cabana de toras... em forma de casinhas... Até comprei um livro bem legal sobre isso {Manual de Patchwork - 400 segredos para um trabalho perfeito} da Susan Briscoe. Mas ainda estou na fase de ler ele... Quando chegar na hora da mão na massa, volto para mostrar alguma arte feita com base nele! A princípio, estou curtindo bastante!! Recomendo... Fala até de como devemos cuidar dos nossos tecidos, lavar, passar e tals. Massa!

Mas é isso, pessoal!
Peço desculpas pelo sumiço, mas as coisas andam muito zoneadas aqui em casa e as vezes me falta ânimo para escrever por aqui. Sabem né... Não consigo vir aqui simplesmente pra postar algumas fotinhos... Tenho que vir pra contar histórias ou blá blá blá e blá blá blá! Acho que fico muito tempo sozinha.... Acabo descontando no teclado! huhuhuh

Beijo da Lari e muitas bicadinhas da passarinha!
Xau.

ps.: Uma pequena nota sobre a construção "dos sonhos"...
1- Ainda não está pronta!
2- Entramos no 4º mês de obra!
3- Perdi o encanto!
Triste, viu?!

Bjoooooo... Xau! 

12 comentários:

  1. Ameiii! tenho muitos tecidinhos com 5x5 e não sei o que fazer, o jeito agora é organizar por cores..rsrsr e deixar eles em algum trabalho bonito!obrigada pelo cuidado e dicas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ounnnnn Jane lindona!!!
      Obrigada por me acompanhar sempre..... Obrigada pelo carinho!

      Poda na máquina esses quadradinhos aí! =P

      Bjoooooo,
      Lari.

      Excluir
  2. Adoro quando posta aqui, tudo muito delicado, simpático e com uma boa pitada de humor ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isaaaa que linda você! =D
      Obrigada pelo carinho e pela visitinha!
      Fico muito feliz que goste desse cantinho....
      Bjooo,
      Lari.

      Excluir
  3. Oi, Passarinha!

    Estava com saudades das suas postagens e amei as dicas que deu do livro e de como aproveitarmos retalhos.
    Tenho um monte de retalhos tbm, grandes, pequenos, minúsculos e, como não sei costurar, fico meio limitada a utilizá-los. Estou ansiosamente esperando as outras dicas que dará para reaproveitarmos estas preciosidades que são os retalhinhos.
    Beijão, minha querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kaaaaaaaaaaaa..... Oiiii!!!
      Saudades de você também!!
      Andei meio sumida porque estava um pouco perdida com tudo que aconteceu por aqui! =S
      Sabe né? rs
      Mas agora que já estou reabilitada, voltei!
      Aguarde que tem umas diquinhas massa vindo por aí! ;)

      Bjoooo... Te adoro!
      Lari.

      Excluir
  4. Amei as dicas meninona!!!Olhei pra minha caixa de retalhos esses dias.....e ela tbm olhou pra mim...mas ficamos soh nisso, kkkkkk.....preciso de coragem........cheguei a juntar alguns tecidos.....mas faltou dedicacao.... agora vou seguir as suas dicas aqui e aguardar as cenas do proximo capitulo, viu? bjao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatiiiiiiiii!!! Obrigada pela visitinha!
      hauahuahauaha Vou te contar que a coragem também demorou a chegar aqui! Só 2 anos! huhuhuhu
      Mas uma hora temos que usar eles, né? Não dá pra jogar nosso rico dinheirinho em um canto e esquecer, não! E dá pra fazer tanta coisa bonita... As vezes nem damos valor!
      Eu particularmente gosto muito de misturar.... Dá um charmeeee!!
      Aguarde que logo tem mais! Vou preparar posts bem feras!

      Bjo bjooo,
      Lari.

      Excluir
  5. ain, tbm tenho 508 (!) retalhos guardados aqui.. tenho que me animar em juntar e fazer alguma coisa... quem sabe um mini edredom pra pequena?! vamos ver :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana..... Um mini edredom vai ficar demais!
      Junte esses retalhinhos aí e depois mostra o resultado pra gente!!! =D
      Beijooo... Obrigada pela visita aqui no meu cantinho!
      Lari.

      Excluir
  6. Lindona obrigada pela dica faceira, isso me motivou a pegar meus retalhinhos que tbm estão guardado há uns 2 anos, e criar coisas novas, tbm não entendo mt de patchwork, mas com sua explicação me pareceu fácil e agradável, basta colocarmos nossa imaginação pra funcionar e nosso senso de combinação!
    bjss

    blogbyatelier.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveita todos os pedacinhos, Anna!!!! =D
      São nossas preciosidades, né? Dá dó de deixar guardado sem aproveitar... =P
      Beijoooo!
      Lari.

      Excluir